Padre José Caekelbergh, missionário do Sagrado Coração, nasceu em Ixelles (Bruxelas, na Bélgica), em 07 de agosto de 1936. Professou em Bree no ano de 1955, e foi ordenado sacerdote em Leuven em 03 de abril de 1961, e veio para o Brasil logo após.

O jovem Padre Jef, como ficou carinhosamente conhecido, e mais 4 colegas, vindos da Bélgica, desembarcaram no Sudoeste do Paraná na década de 60. Uma viagem longa, malas cheias de ideias e ideais, pois encontraram por aqui muito trabalho.

Por aqui, Pe. Jef teve uma importância muito grande para a construção de muitos espaços de organização, como a Juventude Agrária Católica (JAC), e a partir disso a organização e criação da Assesoar.

Quando chegou no Brasil e conheceu a situação das pessoas, as palavras de seu pai tornaram-se um comando: “Ok, rapaz, você pode se tornar um padre, com uma condição: você se torna um padre para os mais pobres na comunidade.”

Pe. Jef não fez isso de forma amadora, não deu aos pobres peixe para saciar sua fome, mas os ensinou a pescar para que eles pudessem matar sua fome e sede. Foi pensando assim que ajudou na construção da Assesoar, para que os trabalhadores e trabalhadoras tivessem um espaço que lhes pemitissem lutar pelos seus direitos.

Em 1990, em uma entrevista para um vídeo institucional da ASSESOAR, Pe. Jef dizia.“No ano 60, 61 veio, na Bélgica, por parte dos padres que estavam aqui na região Sudoeste do Paraná, um apelo bastante insistente que devia vir um reforço maior, porque eles não estavam mais aguentando. Toda a região, de Francisco Beltrão até a fronteira estava confiada a eles. Estava tendo, naquele período, uma grande migração. Então eles fizeram um apelo muito forte, e em consequência desse apelo é que nós viemos em 5 colegas. Coincidiu que nesse grupo de padres belgas, a gente estava bastante unidos nesses propósitos: formação de comunidades de base, ação sindical e atenção à juventude rural”.

Desde sua criação, a Assesoar foi se construindo em torno do que se denominou de formação integral e pastoral, formação de lideranças, fé e política, organização e luta dos trabalhadores por direitos, articulação e fortalecimento de movimentos populares, fortalecimento da autonomia e autodeterminação da população do campo, agricultura alternativa, agroecologia, associativismo e cooperativismo, educação popular e do campo, educação pública, desenvolvimento multidimensional.

A contribuição trazida por Pe. Jef pode ser percebida a partir de seus depoimentos quando afirma que, desde o início a ideia foi de construir uma “organização de agricultores e que outras pessoas podiam ajudar, mas não dominar”. Que o trabalho visava o “desenvolvimento de lideranças populares, como cristãos e como seres humanos e o desenvolvimento de senso comunitário”. Que a Assesoar não deve abandonar a formação e fazê-la com a participação dos agricultores em todas as fazes do processo educativo. “São eles que devem decidir”, afirmava. Quando voltou para a Bélgica para cuidar da sua saúde, ao despedir-se da Assesoar, na Assembleia de 2006, deixou seu recado: “cuidem bem da ASSESOAR”.

Pe. Jef, mesmo distante, na Bélgica onde tratava de sua saúde, continuava sempre muito próximo. Escrevia cartas com frequência para seus amigos e amigas no Brasil, entre eles os associados e associadas da Assesoar. Seguem aqui trechos das últimas cartas escrita por ele no ano de 2018.

“A foto da diretoria me faz lembrar o início da Assesoar, que começou também com gente nova, no mesmo ano em que vocês nasceram (1965). E ela continua hoje ainda com gente nova”.

“As notícias que vem aqui do Brasil não são animadoras, porque não parece ter fim as tentativas de enganar o povo pobre. Mas ao mesmo tempo, este povo continua a manter a esperança”.

E então, de forma inesperada, nos despedimos desse grande amigo e companheiro Pe. Jef, que nos deixou no dia 23 de julho, em Rumst na Bélgica. A Assesoar é muito grata aos trabalhos dos padres Belgas, do Sagrado Coração de Jesus, que vieram para a região sudoeste e deixaram aqui seu legado na formação de lideranças religiosas, em especial ao Pe. Jef que é um dos fundadores da Assesoar.

Aqui seguimos com seus valores e ensinamentos junto ao povo.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *