Resa

1ª Reunião Rede Sementes Agroecologia – ReSa em 2018.

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, ocorreu a primeira reunião do ano da ReSa – Rede Sementes Agroecologia , no município de Palmeira no estado do Paraná, em que contou com a participação de 14 entidades representantes dos núcleos agroecológicos regionais sendo elas: ABAI- Mandirituba, ASSESOAR- Francisco Beltrão, AS-PTA- Palmeira, AOPA- Curitiba, CPRA- Curitiba, EMATER- Soja Londrina, cooperativas CAFPAL E COFAECO, Casa da Semente de Mandirituba, Grupo Coletivo Triunfo de Fernandes Pinheiro, Grupo de Mulheres da comunidade de Invernada de Rio Azul, MPA de Pinhão, sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Teixeira Soares, Rio Azul e São João do Triunfo, Terra de Direitos- Curitiba, Terras Indígenas do Norte do Paraná, UEPG, MST da Lapa do Assentamento Contestado, e agricultores familiares guardiões das sementes crioulas.

A ReSa tem por objetivo, a conservação da agrobiodiversidade e seus fatores ecológico, em defesa do meio ambiente, trabalhando em conjunto para o monitoramento da contaminação de sementes transgênicas e conservação do solo, assim como, com a conscientização e envolvimento com políticas públicas.

O encontro foi organizado diante a uma pauta, no qual foi possível discutir e planejar as atividades decorrentes ao ano. A abertura se fez através de um dialogo em relação aos programas de apoio a agroecologia e a atual conjuntura politica. Logo, a questão da Legislação das sementes, em que discutiu-se a questão dos agrotóxicos, transgênicos e as novas tecnologias de melhoramento genético e recombinação genética, assim como a questão da saúde e o risco a biodiversidade; discutiu-se também as PL – Projetos de Leis, que estão em regime de votação, mas que apresentam risco a agrobiodiversidade.

Ao decorrer das conversas, houve relatos e informes das entidades, assim como, proposta de parceria com demais entidade, com vista de oportunizar os agricultores e agricultoras através de cursos, intercâmbios e relatos de experiencias.

O encontro oportunizou concluir o calendário de festas e feiras de sementes crioulas no decorrer do ano de 2018,em que se realizará no estado do Paraná e se estendendo para Santa Catarina e Mato grosso do Sul.

Estas festas e feiras oportunizam agricultores e agricultoras a realizar trocas e comercializações de sementes crioulas, garantindo a riqueza da biodiversidade através do banco genético de diferentes especies de sementes crioulas multiplicadas e melhoradas pelos agricultores familiares. Este será o 3º ano em que a ReSa organiza o evento de trocas de sementes, desde já, conta com 23 eventos previstos a partir de março e se estende até o mês de setembro de 2018.

WhatsApp Image 2018-02-19 at 17.26.20

 

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *