Assesoar participa da 2º Festa Sementes em Mandirituba – PR

A Associação Vida para Todos – ABAI realizou a sua 2º Festa das Sementes no dia 31 de Agosto de 2014, em sua sede no município de Mandirituba – PR, onde fomos convidados a participar e representar a região sudoeste. Estiveram presentes o André (diretor da ASSESOAR), José Antoniolli (técnico da ASSESOAR), Lucas Felizardo (técnico da CLAF Dois Vizinhos) e Isac Miola (guardião de sementes crioulas de Dois Vizinhos).

O agricultor Isac Miola, já conhecia este espaço, devido ao fato de ter participado da 1º Festa das Sementes. ABAI é uma organização não governamental que realiza trabalhos com recuperação de dependentes químicos (álcool e drogas), crianças abandonadas, educação ambiental e agroecologia, tem cerca de 35 funcionários.

Tivemos uma boa receptividade neste espaço, que promove a Festa das Sementes de forma articulada com outros espaços que debatem o tema, apresentando uma identidade com as experiências do sudoeste, buscando criar uma oposição ao controle das sementes.

No início da Festa, foram feitas as inscrições e acolhida dos participantes e organizações presentes (ABAI, AS-PTA, AOPA, CPT e ASSESOAR), e formação de uma mesa de honra. Em seguida Verne Fuchs fez uma homenagem a Dom Tomas Balduino, bispo da igreja católica já falecido.

A mística de abertura, intitulada “Lamento das Sementes”, representou a vida e biodiversidade do campo sendo ameaçada pelas grandes empresas, que procuram controlar as sementes, elencando a organização popular como força contraria as corporações.

Passado isto, cedeu-se a palavra a Leonardo Melgarejo, representante da Associação Brasileira de Agroecologia. Este deu um panorama geral critico, do que a CTNBIO tem feito diante do avanço dos OGMs no Brasil, dizendo que os representantes desta organização não conhecem a realidade dos agricultores, que estudos sobre agrotóxicos são todos de curto prazo para avaliar a tolerância e não o acumulo destes em nosso organismo, além da falsa promessa que tais produtos são mais viáveis aos agricultores.

Logo depois, tivemos o relato de experiência de um agricultor, guardião de sementes do município. Este relatou que tem as variedades de milho asteca, milho branco, milho preto e palha roxa, onde colheu cerca de 35 mil kg de 2 alqueires de terra, além de outras variedades de arroz, mandioca, batata, que possui em sua unidade de produção.

Em seguida, foi apresentada a carta de Mandirituba, levantando as preocupações em relação a perda da diversidade e o descaso dos órgãos públicos em relação a isto, colocando algumas questões em debate.

Também foram entregues certificados aos agricultores que estão se propondo a tornarem-se guardiões desde a 1º Festa e para as organizações populares que incentivam a preservação de sementes crioulas, onde a ASSESOAR e a AS-PTA foram homenageadas e tiveram um pequeno espaço para dizer o que significa a festa das sementes.

Durante toda a manha as sementes levadas estavam organizadas em bancas de exposição, além das sementes estavam expostas abelhas sem ferrão e um espaço para feira de alimentos.

Quanto assesoar estivemos auxiliando o agricultor Izac Miolla, pois ele disponibilizou uma grande quantidade e diversidade de sementes e despertou muito interesse nos presentes. Para muitos diversas sementes eram desconhecidas, e dentro do possível foi conversado com os agricultores explicando sobre a utilidade, siclo de produção entre outras duvidas referentes a cada semente. Também os materiais (coleção tecnologias ecológicas) disponibilizados pela ASSESOAR, foi muito procurado pelos participantes todos queriam saber como teriam aceso a estes materiais.

Por fim, ao meio dia foi realizada a partilha dos alimentos e durante a tarde a troca das sementes.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *