Ação faz parte do plano de ações da entidade, para o fortalecimento da agrobiodiversidade para a agricultura familiar e camponesa.

Fortalecer, ampliar e avançar na agroecologia, incentivando a produção de alimentos saudáveis, esses são objetivos para a implementação das hortas pomares ecológicas que a Assesoar, em parceria com movimentos e organizações populares do campo vem se propondo a realizar.

Serão implementadas 70 hortas pomares ecológicas, com 500 m² cada uma, em municípios da região sudoeste do Paraná, em Unidades de Produção e Vida Familiar (UPVF), e também em áreas coletivas de assentamentos e acampamentos.

“Para a Assesoar essas implementações das hortas pomares, em primeiro lugar, é se identificar com sua própria história, pois traz na sua luta a defesa da agricultura alternativa, na alimentação saudável e o resgate das sementes crioulas, tudo isso vem de encontro com a soberania alimentar”, enfatiza Luis Freire, agricultor familiar e direção executiva da entidade.

A Horta Pomar Ecológico faz parte das tecnologias ecológicas, que vem sendo proposta pela Assesoar, no intuito de proporcionar às famílias melhores condições produtivas e de renda, resultando também em maior autonomia.

Além disso, ampliar a produção de alimentos, articulados ao projeto regional da Plataforma da Comida Saudável e fortalecer o consumo, promovendo a autonomia local e ampliação da renda, são objetivos ligados a esta ação das hortas pomares.

“É um contraponto ao agronegócio que chega cada dia mais perto do terreiro de nossas casas, então pensamos nas hortas, pensando na qualidade da alimentação das famílias, podendo o excedente ser uma fonte de renda também”, diz Luis Freire.

Processos formativos, políticos e técnicos

Durante os meses de implantações, acontecerá também encontros formativos, em formato virtual, respeitando assim as medidas de combate e prevenção ao Covid-19.

O primeiro encontro, que aconteceu na tarde de quarta-feira (15/07), contou com a participação das famílias beneficiárias e também das organizações envolvidas, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Paraná (Fetraf), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Durante o encontro, foram apresentados o cronograma das implementações e as variedades de frutas a serem implementadas na horta pomar.

“Para nós é uma oportunidade a horta, porque devido a pandemia eu tive que sair do meu emprego na cidade, e a gente estava passando por um momento, pensando o que íamos trabalhar, algo para fazer, e a gente estava em mente a horta, separando um espaço, um lugar, e em sequência veio a oportunidade da horta pomar, e é uma oportunidade maravilhosa mesmo, e agente ficou muito feliz”, disse, durante o encontro, a agricultora familiar do município de Ampére, Ingridi Bordignon.

A Horta Pomar Ecológica é o resultado da elaboração e construção coletiva da tecnologia, que, ao aprofundar os conceitos produtivos, somado as práticas desenvolvidas nas famílias, resultam em uma tecnologia de fácil acesso, que possibilita a massificação do conhecimento, otimiza o tempo de trabalho e reduz os custos de produção.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *