
Inácio Werle e Tatiane Lolle, da Assesoar, foram noveneiros da missa que foi celebrada pelo Bispo Dom Edgar Xavier Ertl. Foto: Divulgação Paróquia Cristo Rei.
A Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar) marcou presença na Santa Missa do 4º Dia da Novena de Cristo Rei, realizada na noite de segunda-feira, 17 de novembro, na Paróquia da Cango, em Francisco Beltrão. O evento, que teve como tema “Venha a nós o vosso Reino: visualizar a proximidade do Reino”, reforçou a histórica e profunda ligação da organização com a Igreja e a luta por uma sociedade mais justa.
A Assesoar foi representada por seu presidente, Inácio Werle, e pela assistente social Tatiane Lolle. A celebração foi presidida por Dom Edgar Xavier Ertl, Bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão. Em sua fala, o presidente Inácio Werle expressou gratidão pelo convite da Paróquia Cristo Rei, destacando a importância da participação da Assesoar, que é parte integrante do bairro e da comunidade paroquial.
Werle relembrou a fundação da entidade, há 60 anos, que se deu em um contexto de forte articulação com a Igreja: “60 anos atrás, juntamente com os padres belgas, foram através da igreja, constituído pelos jovens da JAC, Juventude Agrária Católica, constituído a Assesoar, que desde então fez parte, junto à diocese, como um espaço e também considerada pela igreja uma das ações de formação para os catequistas, para os ministros.”
O presidente ressaltou que a Assesoar sempre atuou na formação e na luta, especialmente em defesa da agricultura familiar e das famílias desassistidas, buscando orientação, assistência técnica e promovendo uma visão de sociedade baseada na justiça e na verdade, com foco na alimentação limpa e saudável e no cuidado com a casa comum.
Fortalecimento da Fé e do Caminho
A Assesoar foi convidada a ser um dos noveneiros, unindo-se a outras entidades, pastorais e movimentos da Paróquia Cristo Rei. Inácio Werle enfatizou a importância de fortalecer a fé e reconhecer a luta do povo. “É importante a gente fortalecer a fé e saber que sempre tem um Deus maior olhando para a luta do povo e para a luta das comunidades. Importante fazer isso e saber que nosso Cristo Rei, que é o padroeiro da paróquia, também fez essa luta enquanto caminhou nessa terra, justamente fazendo justiça para aqueles desassistidos e é isso que também a Assesoar vem fazendo dentro de sua caminhada”, endossou Werle.
O presidente também fez uma menção especial a Dom Edgar Xavier Ertl, parabenizando-o pela celebração e destacando a relação do Bispo com a história da Assesoar. Dom Edgar, segundo Werle, lembrou de seu pai, que também prezava e participava da luta junto à organização, reforçando a importância da Assesoar na formação das famílias e na continuidade dessa luta por gerações.
Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!