![](https://assesoar.org.br/wp-content/plugins/lazy-load/images/1x1.trans.gif)
Integrantes das organizações parceiras, membros do Conselho Fiscal e Diretor, e equipe da Assesoar unidos em comemoração de 59 anos da associação.
Nesta segunda-feira, 10, a Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural (Assesoar) comemora 59 anos de atuação no Sudoeste do Paraná. Fundada com o apoio de padres belgas, a organização consolidou uma trajetória voltada à construção e ao fortalecimento dos movimentos sociais populares do campo, promovendo a agroecologia, a comercialização de alimentos limpos e a organização social autônoma.
Para marcar o início das comemorações rumo aos 60 anos da entidade, a celebração contou com a presença de parceiros de sindicatos e organizações populares, além da equipe da Assesoar. Também estiveram presentes Saudi Mensor, representante do mandato da deputada Luciana Rafagnin, e os vereadores Marcos Folador e Mara Fornazari Urbano.
Em entrevista, Cristiane Katzer, presidenta da Assesoar, destacou a relevância histórica da entidade e sua atuação em prol da alimentação saudável e da organização popular. “A Assesoar hoje está comemorando 59 anos de história e de luta popular na região Sudoeste. Temos uma série de organizações, movimentos e sindicatos que, ao longo desses anos, se fortaleceram e fortaleceram suas bases sociais através dos trabalhos realizados aqui. Também, por meio da agroecologia, seguimos promovendo a alimentação saudável e o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras a esses alimentos”, afirmou a presidenta.
A presidenta ressaltou ainda o papel da entidade na promoção de uma agricultura sustentável e na articulação entre campo e cidade. “A Assesoar surge como uma organização de jovens, com apoio dos padres belgas, tendo como base a luta dos pequenos agricultores por uma produção de alimentos saudáveis, que hoje chamamos de agroecologia. Com o tempo, ampliamos nosso trabalho e, atualmente, atuamos também junto aos trabalhadores urbanos em parceria com sindicatos e outras organizações”, explicou Cristiane.
Ao encerrar seu mandato após três anos à frente da entidade, Cristiane destacou a importância da participação feminina e da juventude na liderança das organizações sociais: “Fico muito feliz de encerrar esse ciclo na Assesoar. Fui a terceira mulher presidenta em 59 anos de história e a mais jovem de todos os presidentes. Isso mostra que cada vez mais as mulheres e a juventude querem e precisam ocupar esses espaços. Erramos, acertamos, mas a Assesoar sempre se manteve aberta ao diálogo e à construção coletiva”.
Com quase seis décadas de atuação, a Assesoar segue como referência no fortalecimento dos movimentos sociais, contribuindo para a organização da vida no campo e na cidade e reafirmando seu compromisso com a agroecologia e a justiça social.
![](https://assesoar.org.br/wp-content/plugins/lazy-load/images/1x1.trans.gif)
Lucas Daniel Felizardo (Secretário), Cristiane Katzer (Presidenta) e Airton Luis Freire (Tesoureiro) cortam o bolo de aniversário de 59 anos da Assesoar.
Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!