No dia 09 de março, 39 integrantes do Assentamento do MST Ireno Alves fizeram uma visita à Assesoar, com o intuito de discutir alguns processos ligados à agroecologia.

Na parte da manhã, os integrantes visitaram a feira agroecológica de Francisco Beltrão, localizada na Av. General Osório, em frente à sede da Assesoar. O objetivo foi ver como ela funciona, já que o assentamento planeja também utilizar uma feira como estratégia de comercialização da produção. Em seguida, foi feita uma conversa com a engenheira agrônoma da Assesoar Janete Rosane Fabro, sobre o funcionamento da mesma e também sobre os trabalhos realizados aqui (produção e formação).

Janete explica que os agricultores que participam da feirinha procuram utilizar o máximo possível de matéria-prima agroecológica em seus produtos, desde a farinha dos pães até o açúcar utilizado nas geléias e doces. As verduras são todas cultivadas na perspectiva agroecológica, e por causa desses cuidados, a feira é a melhor estratégia de comercialização. “Antes de adotarmos a feira, foi feito todo um trabalho de discussão sobre o que é a produção orgânica, a política do preço justo, a compreensão dos consumidores”, afirma ela.

Na parte da tarde, os 39 integrantes do movimento visitaram as UPVFs de Gilson Gurgel (Kiko) e Tobias Korb, que são agroecológicos cadastrados no MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária). Nesta visita, eles aproveitaram para trocar experiências e para ver como funciona a produção de leite orgânico, já que também querem implementar esta técnica no assentamento.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *