A ASSESOAR continua fortalecendo a produção de alimentos limpos através de processos que fazem uma análise do contexto atual e apontem alternativas, reflexões a partir das práticas ecológicas que possam se tornar referências na região e impactar nas políticas de estado.

O modelo de agrofloresta propõe revitalizar a alimentação para as famílias, incentivar a comercialização, preservar os animais silvestres e o solo do local, através do manejo de diversas espécies.

O último trabalho de implantação de sistemas agroflorestais – SAFs – realizado pela ASSESOAR, iniciou-se em 2011, por meio do Projeto Tecnologia como Educação Ecológica resultado da colaboração entre as famílias, organizações locais, ASSESOAR e Fundação Interamericana – IAF.

A agrofloresta de Biase e Beatriz Cavazini – Francisco Beltrão, implantada por meio de oficinas, a qual envolveu as entidades, organizações, os participantes do projeto e famílias beneficiárias, encontra-se em um estágio evolutivo satisfatório. Embora, tenha sido implantada em uma área de baixa fertilidade, hoje já é possível verificar melhorias significativas nas condições do local e um bom desenvolvimento das plantas.

O consórcio de espécies de plantas proporciona um aumento no índice de utilização da terra aumentando a diversidade e a produtividade. Proporcionam uma cobertura mais rápida da terra, evitando a perda de solo e a fertilidade por erosão e insolação, condições para manter ativa a vida no solo.

Assim, acredita-se que a agrofloresta é uma tecnologia que parte do conhecimento ligado à produção, uma das dimensões para a melhoria da vida das famílias (enfoque multidimensional do desenvolvimento). Diferente da visão capitalista, onde a tecnologia é instrumento de poder apropriado pelos dominantes.

 

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *