
Coletivo de Formação vai até Pinhão (PR) para colaborar com formação na Cooafapi.
Dirigentes da Cooperativa da Agricultura Familiar de Pinhão (Cooafapi) e parceiros convidados se reuniram na quarta-feira (28), na propriedade da família Kampf, na comunidade de Faxinal dos Carvalhos, no município de Pinhão (PR), para realizar o planejamento das atividades da cooperativa. O encontro contou com a contribuição da equipe do Coletivo de Formação da Assesoar.
A cooperativa possui em seu quadro social mais de 150 famílias, com expressiva participação de mulheres — majoritariamente titulares das contas — e uma boa inclusão de jovens. Sua área de abrangência compreende os municípios de Pinhão, Bituruna e Reserva do Iguaçu. Segundo o educador popular Eder Boroba, a cooperativa atua com foco na produção e comercialização de alimentos destinados à merenda escolar e a outros programas governamentais. Atualmente, cerca de 60 famílias são certificadas pela Rede Ecovida no sistema agroecológico.
“Para 2026, o foco será dobrar a produção geral de alimentos e ampliar o número de famílias em processo de transição agroecológica, por meio do método do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças e outras culturas (SPDH+)”, destacou Eder.
Para alcançar esses objetivos, a direção da cooperativa pretende investir em um amplo trabalho de acompanhamento técnico, articulado a formações técnicas e políticas, fortalecendo os princípios do cooperativismo e da solidariedade entre a agricultura familiar/camponesa e a classe trabalhadora.
Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!