Ao todo, 16 organizações populares participam deste ciclo formativo realizado em parceria com o Cepis. Foto: Divulgação

Nos dias 11 e 12 de novembro ocorreu a terceira etapa da Formação de Dirigentes na Assesoar. O encontro foi marcado pelo estudo sobre o imperialismo e por uma ação de solidariedade às famílias atingidas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná.

Ao todo, 16 organizações populares participam deste ciclo formativo realizado em parceria com o Cepis. Nesta etapa, o grupo aprofundou o debate sobre os ataques do imperialismo aos países considerados subdesenvolvidos, com foco na América Latina. Também foram discutidas formas de enfrentamento às políticas autoritárias dos Estados Unidos e à exploração praticada pelos oligopólios. As reflexões conectaram os aspectos estruturais da economia global com problemas concretos vividos diariamente pelo povo brasileiro.

O presidente da Assesoar, Inácio Werle, que acompanha a Formação de Dirigentes, destacou a crise climática como um dos desafios mais urgentes. Para ele, os impactos recaem principalmente sobre as populações mais empobrecidas. “Um exemplo é o tornado que recentemente atingiu Rio Bonito do Iguaçu. Noventa por cento da cidade foi destruída e mais de dez mil pessoas ficaram desabrigadas. É o resultado de um modo de produção que explora a natureza de forma intensiva e intensifica desastres ambientais. As populações pobres e vulneráveis são sempre as mais afetadas, pois vivem em áreas de risco e têm menos recursos para se proteger ou se recuperar”, afirmou.

No dia 12 de novembro, Inácio esteve no município junto com os participantes da Formação, que somaram esforços no apoio às famílias atingidas. “Seguimos firmes no debate e na construção de processos formativos que fortalecem a organização e a luta da classe trabalhadora” reforçou o presidente da Assesoar.


Os participantes colaboração com ações na Casa dos Atingidos, que está montada para ajudar Rio Bonito do Iguaçu. Foto: Divulgação

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *