A agronôma da Assesoar, Elisangela Bellandi, explicando como faz a muda de erva baleeira para as participantes da cidade Elisângela Zanatta e Romilda Marquezotti Caldato. Foto: Lígia Tesser

No dia 11 de outubro, agricultoras e agricultores feirantes, junto com consumidores da cidade, participaram do Intercâmbio Campo-Cidade, atividade promovida pela Assesoar durante a Semana da Alimentação Saudável de Pato Branco. O encontro teve como objetivo fortalecer os laços entre campo e cidade e discutir caminhos para ampliar o acesso à alimentação saudável e de base agroecológica.

O grupo percorreu diferentes espaços ligados à produção e inovação em sistemas alimentares sustentáveis. A programação incluiu visita ao Polo de Pesquisa e Inovação do IDR-Paraná, à Queijaria Dallagnol e ao Recanto Josephina, onde as pessoas participantes puderam conhecer práticas de produção, trilha ecológica e iniciativas de turismo rural e educação ambiental.

O Intercâmbio reuniu esforços de diversas organizações parceiras, como Assesoar, UTFPR, IDR-Paraná, CAPA, SECPB, Itaipu Binacional, Fapeagro, FLD e a Plataforma Comida Saudável, além do apoio do Governo do Estado do Paraná e do Governo Federal. 


A pesquisadora do IDR-Pato Branco, Normal Kiyota, recepcionou e orientou o grupo sobre pesquisas em agroecologia, a criação de novas cultivares, aprimoramentos genéticos e produção de alimentos orgânicos. Foto: Lígia Tesser

Durante o encontro, a agronoma Elisangela Bellandi, da Assesoar, compartilhou a experiência das Feiras dos Bairros de Pato Branco e o processo de construção do Grupo Primavera, formado por famílias em transição agroecológica. “A gente queria fortalecer as feiras locais, mas a maioria das famílias vinha de fora do município. Foi então que começamos a organizar grupos de agricultores daqui, interessados em produzir de forma mais sustentável”, contou Elisangela. 

O Grupo Primavera, criado em 2022, simboliza um novo ciclo de esperança para as famílias que decidiram mudar seus sistemas produtivos. Atualmente, o grupo se articula com outras iniciativas, como o coletivo do bairro Vila Nova, e caminha para o processo de certificação participativa de suas produções.

O Intercâmbio Campo-Cidade reafirmou o compromisso coletivo em promover uma alimentação saudável, fortalecer a agricultura familiar e valorizar quem produz e quem consome alimentos com respeito ao meio ambiente e às pessoas.


Um dos momentos mais saborosos da manhã de sábado foi a vista à Queijaria Dallagnol, na comunidade São Caetano, em Pato Branco. Foto: Lígia Tesser

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *