No ano passado, o evento aconteceu em Nova Esperança do Sudoeste e reuniu um grande público, consolidando a atividade no Estado. Crédito: Assesoar.
 

No dia 17 de julho, o município de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, será palco da 20ª edição da Festa Regional das Sementes, evento promovido pelo Fórum Regional das Organizações e Movimentos Sociais do Campo e da Cidade, em parceria com a Prefeitura Municipal e entidades locais. A atividade celebra duas décadas de mobilização em torno da agricultura familiar, da biodiversidade e da valorização das sementes crioulas como patrimônio coletivo.

Com o tema “Semente: embrião da vida, mensagem para o futuro, esperança no enfrentamento à crise climática”, a festa deste ano marca os 20 anos de uma trajetória de resistência, partilha e cuidado com a vida no campo e cidade.

A expectativa dos organizadores é reunir entre 900 e 1.000 pessoas, com a participação de caravanas de todos os municípios do Sudoeste paranaense. Este ano, a festa contará com a presença especial do Instituto de Cultura Popular (Incupo), organização argentina. O evento é aberto à população do campo e da cidade, com o objetivo de ampliar o diálogo sobre a importância da preservação das sementes nativas e o fortalecimento da agricultura camponesa.

Programação

A programação tem início às 8h30, com a chegada das caravanas e café da manhã coletivo. De acordo com Inácio Werle, coordenador do Fórum Regional, esta edição terá um caráter mais festivo, com momentos culturais, apresentações artísticas locais e atividades de reflexão e espiritualidade relacionadas à biodiversidade.

“Como é uma edição especial de 20 anos, queremos valorizar ainda mais a cultura camponesa, com músicas, momentos místicos e troca de experiências entre as famílias agricultoras”, destaca Werle.

Ao meio-dia, será servido almoço gratuito no local, preparado por entidades do município de Dois Vizinhos com alimentos vindos da agricultura familiar local.

Partilha de sementes e mudas

Um dos pontos altos da festa será a tradicional partilha de sementes, mudas, plantas medicinais e outros produtos, símbolo da solidariedade e da preservação do patrimônio genético camponês. Cada caravana é responsável por coletar, embalar e entregar os materiais até as 10h da manhã, por meio de um(a) coordenador(a).

Podem ser partilhados:

Sementes (milho, feijão, arroz, entre outras), preferencialmente em garrafas PET ou pacotes de 500g;

Ramas e estacas (como mandioca e cana), em feixes amarrados;

Mudas com solo úmido e plantas medicinais;

Ovos, ramas e outros itens da agricultura familiar.

Todos os itens devem conter identificação com nome do(a) agricultor(a), município, variedade e telefone de contato.

Confirmação das caravanas

Para organização da alimentação, as caravanas devem informar o número de participantes até o dia 6 de julho. As confirmações podem ser feitas com a Assesoar, pelos telefones (46) 3524-2488, com Maurício ou Neziane, ou por meio do formulário online: https://forms.gle/siFBGsjn4m4sYtq27

A Festa Regional das Sementes é considerada um dos maiores eventos da agricultura familiar no Paraná e se soma ao trabalho da Rede Sementes de Agroecologia (ReSa), promovendo assim a valorização do campesinato, a preservação da agrobiodiversidade e o fortalecimento das redes de solidariedade entre o campo e a cidade.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *