
Na tarde do dia 6 de junho, jovens, famílias agricultoras, organizações populares, movimentos sociais, lideranças políticas estiveram presentes na sede da ASSESOAR para o lançamento do livro “Formação Política e Juventude”, livro que sistematiza trabalhos com a juventude dos últimos 8 anos, nas regiões Sudoeste e Centro Sul do Paraná.
Embalados pela Mística que trouxe a problemática das altas escalas e jornadas de trabalho no campo e na cidade, a denúncia da realidade, mas também o anúncio da construção do plebiscito popular, que traz o debate e a decisão pelo povo brasileiro da taxação dos super ricos, a isenção do imposto de renda para os mais pobres e a redução da jornada de trabalho.
Na abertura lembrado pela Deputada estadual Luciana Rafagnin, “(…) os militantes que hoje estão aqui presentes foram protagonistas de diferentes processos formativos, em especial de jovens sindicalistas e de jovens agricultores. Estes processos podem ser acessados em pequenos materiais que estão na biblioteca da Assesoar, inclusive.”
“A formação e a organização com a juventude só foi possível, porque existem movimentos, sindicatos e organizações populares que sabem a importância desta tarefa”

Ao apresentar o conteúdo do livro, sua elaboração e as motivações, o Educador Popular André de Souza Fedel comentou sobre os elementos históricos que contribuíram no trabalho: “tempos atrás havia uma negação com a formação política, que foi transformada na necessidade de se construir novos processos perante a conjuntura que se passava. A juventude, no Brasil, já havia dado muitos sinais de que há o que transformar em nossa sociedade. As ocupações de escolas, o movimento ele não, entre tantos outros… Isso nos deu pistas de como começar.”
O livro apresenta os processos formativos desenvolvidos numa parceria entre a Assesoar e o Levante Popular da Juventude. Nos processos de Formação na Região Centro Sul e em todos os Estágios Interdisciplinares de Vivências o Levante foi um sujeito coletivo potente e de grande confiança para a construção da formação política e do projeto popular. E nessa parceria tivemos grandes aprendizados, que podem ser lidos no Livro.
Para Ana Carolina Keil, Fonoaudióloga, Mestranda em Geografia, Jovem, filha de camponeses de Capanema, Sudoeste do Paraná e Militante do Levante, “A Assesoar foi crucial em nos provocar para sistematizar os trabalhos e com isso temos nosso material que registra a história, mas também mostra nossa forma de construir o conhecimento, a partir da prática, orientada também pela teoria, mas muito mais pela prática coletiva dos movimentos sociais que nos antecederam, pelos militantes e dirigentes que nos antecederam. Estamos aqui por que vocês estiveram também e oportunizaram esse processo”.

Neveraldo Oliboni, vice-presidente da CUT-Paraná e coordenador da ACESI/FETRAF-PR, destacou que os sindicatos da agricultura familiar já projetam ações como reconstruir um coletivo de jovens para retomar os processos na região. Na mesma toada, Josenilda Cruz, da direção da FETRAF-PR enfatizou a importância de sistematizar trabalhos como esse e lembrou inúmeros momentos e lutas que seriam necessário estarem em materiais como este lançado, também provocou a construção de um coletivo para seguir sistematizando outros trabalhos e saudou a todos e todas envolvidos na elaboração do livro.
Ao final da atividade foi entregue a obra para todas as pessoas e organizações que contribuíram com os processos formativos. O livro, produzido de maneira coletiva pode ser acessado através desse formulário: https://forms.gle/BhfG975BWR8VsriL9.
Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!