Na abertura do evento, estiveram presentes o presente da Assesoar, Inácio Werle, da Fetraf – RS, Douglas Cenci, da Fetraf- PR, Elizandro Krajczy, o diretor da Ceasol, Vilmar Agostinho Sergiki e da Fetraf SC, Isolete Ludwig dos Santos. Foto: Josenilda/Fetraf PR

Entre os dias 1º e 3 de abril, a Assesoar recebe a primeira etapa de formação sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH+), viabilizada pelo edital “DA TERRA À MESA: Por um Brasil com mais alimentos agroecológicos”, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O projeto foi proposto pelo Centro de Estudos e Assessoria ao Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CEASOL) e pleiteado junto à Secretaria da Agricultura Familiar do MDA (SAF/MDA).

A capacitação será realizada em parceria com a ICAF-RS, ICAF-SC e Acesi-PR. Segundo Elizandro Krajczyk, coordenador da Fetraf Paraná, essas organizações atuam em rede e levarão essa formação aos sindicatos base da Fetraf nos três estados do Sul. “É um debate estratégico que temos a nível dos três Estados do Sul, de pensar um novo modelo e uma transição agroecológica na agricultura familiar de forma massiva, de forma que reduza custos, aumente a autonomia dos agricultores sem perder renda”, afirma Krajczyk.

O objetivo da capacitação é ampliar a produtividade, promovendo o cuidado com o solo por meio de adubação verde e tecnologias inovadoras. Durante os dois anos de execução do projeto, 200 famílias de agricultores em cada estado (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) serão beneficiadas. Além disso, 12 unidades de referência serão implantadas em cada estado, funcionando como lavouras de estudo para a aplicação do método SPDH+.

Krajczyk também destacou o papel fundamental das federações, sindicatos e da Assesoar no processo: “Então, é um projeto que acreditamos que, juntamente com todos os sindicatos, com as federações, com a parceria importante da Assesoar aqui no Paraná, que tem aberto as portas para esse debate e historicamente tem sido o palco do debate estratégico, político, organizativo e também de desenvolvimento local e regional, nós estaremos dando um salto de qualidade nesse diálogo com os agricultores em todos os nossos sindicatos.”

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *