Do Boletim ASPTA
Agricultores e técnicos de diferentes regiões do estado de São Paulo se reuniram na Associação Biodinâmica, em Botucatu, no dia 16 de setembro para trocar sementes e conhecimentos sobre sua produção, melhoramento e conservação.
Na véspera da feira foi realizado um dia de formação, com visita ao campo de produção de sementes da Associação e uma oficina na qual foram abordados temas como teste de germinação, armazenamento, secagem e embalagem de sementes e aplicação preparados biodinâmicos.
Depois da pausa para o jantar, os participantes avaliaram os desafios da produção de sementes e discutiram propostas para a formação de uma rede estadual de sementes e para aumentar a interação com outras redes que atuam com o tema. Também discutiu-se uma agenda de eventos.
A feira contou com 13 expositores de sementes vindos de Botucatu, capital, Vale do Ribeira, Cunha, Itapeva e Ibiúna, entre outros. A feira contou ainda com a presença da equipe de Adolfo Borges, do site Resgate Cultura, que está preparando um documentário sobre produção de sementes.
Os participantes levaram para a feira 136 diferentes tipos de sementes (44 de grãos, 18 de ervas medicinais, 23 de adubos verdes, 42 de hortaliças e 9 de árvores).
O evento foi importante pois permitiu a troca de experiências entre os agricultores e reuniu uma boa diversidade de sementes. Além disso, foi um momento para se aprofundar a discussão sobre práticas de manejo biodinâmico.
A proposta é que as feiras passem a ser semestrais e reúnam cada vez mais participantes. Para isso serão precisos novos esforços em termos de divulgação e de elaboração de uma metodologia que facilite a participação de mais agricultores.

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!