Ja se passaram 55 anos desde que um grupo de jovens, ligados a igreja, se organizaram para construir um espaço que eles pudessem fazer formações, ir para comunidades e estar junto ao povo, este espaço se concretizou na Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural, a Assesoar.

A ASSESOAR é uma Associação de agricultores e agricultoras familiares, camponeses e camponesas, com mais de cinco décadas de história na valorização e promoção de valores democráticos, solidários, na defesa de uma sociedade justa e igualitária no campo e na cidade, e que foi constituída em 10 de fevereiro de 1966, por 33 jovens agricultores, militantes da Juventude Agrária Católica (JAC), com o apoio de padres belgas.

Associados/as fundadores/as da ASSESOAR que assinaram a ata da assembleia de aprovação dos Estatutos da ASSESOAR.

Com o objetivo de servir de apoio as ações que já estavam sendo desenvolvidas pela igreja, na época, definiu-se que a direção da organização seria gestada sempre por agricultores e agricultoras, afinal era, e ainda é, uma associação dos trabalhadores rurais.

Para a agricultora familiar e sócia, Claides Helga Kohwald, do município de Marmeleiro, a Assesoar sempre cumpriu um papel importante na formação do povo. “A importância da criação da Assesoar, está na sustentação as entidades, pois é lá que nos dá a oportunidade de fazer muita formação”, diz Claides Helga.

A Assesoar tem hoje aproximadamente 200 associadas e associados ativos, residentes em 19 municípios da região Sudoeste do Paraná. “Ser um associado é sentir-se muito bem representado diante das lutas para construirmos uma sociedade justa, humana, com direito a saúde pública, alimentação saudável e direitos iguais para todos e todas”, diz Lucas Daniel Felizardo, presidente do Sindicato da agricultura familiar de Dois Vizinhos, e sócio da Assesoar.

Assembleia Geral Ordinária de 2018.

Atualmente, a Assesoar atua com três eixos principais de trabalho, a formação política, educação pública e agroecologia. Na formação política se entende como um processo de estudo e debate sobre a sociedade, buscando o entendimento desde a história até o contexto atual. “A formação política é para que possamos formar os trabalhadores para ação, para organização e luta popular, através de grupos de formação organizados na região”, diz Cristiane Katzer, da direção executiva da Assesoar.

A educação pública e do campo, onde defende a educação de qualidade como um direito de todos e todas, lutando contra o fechamento das Escolas, principalmente as escolas do campo.

Reunião com a comunidade Pio X de São Jorge do Oeste-PR, para debater a reabertura da Escola Municipal do Campo Ciranda da Vida .

Na atuação com a agroecologia, a Assesoar defende um novo modelo de agricultura, mas também um novo modelo de relação com a terra, com respeito ao solo, a natureza, as sementes crioulas, a biodiversidade e a população que mora e produz no campo.

Lucas Daniel Felizardo, lembra da atuação da Assesoar para o fortalecimento das ações no campo. “Vejo esta entidade como uma importante ferramenta de luta e defesa da agricultura familiar, e que ao longo de todos os anos têm contribuído muito com o fortalecimento desta classe”, comenta Lucas Daniel.

Na sua história e pela característica de suas ações, ela se identifica e assume um trabalho com as organizações e os movimentos sociais populares, em fóruns, redes e articulações, espaços nos quais estabelece uma relação de cooperação, parceria e de compromisso político estratégico.

“Hoje a Assesoar cumpre na região um papel muito significativo de organização e articulação através das parcerias que se caracterizam no fórum regional, no coletivo Regional de mulheres e nos trabalhos em rede, como exemplo a Rede Ecovida”, comenta Cristiane Katzer.

Oficina de seleção de sementes crioulas.

A Assesoar tem se desafiado a continuar atuando de forma efetiva na construção do projeto popular, contribuindo no campo e na cidade como instrumento da classe trabalhadora. Buscando uma sociedade justa e igualitária, se desafiando a superar o capitalismo, trazendo sua experiência histórica como diretriz para os próximos anos.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *