Neste domingo (21), véspera do dia do folclore e último dia da Semana Nacional da Família, aconteceu a 33ª Romaria da Terra, na Escola Milton Santos de Agroecologia, em Maringá, região noroeste do estado.

“A Sabedoria e a Natureza clamam por Agroecologia, Terra, Teto e Trabalho”, foi o tema desta edição, com coordenação da Comissão Pastoral da Terra do Paraná (CPT), que foi costurada com muita mística, animação, formação e solidariedade do início ao fim.

Em sua abertura os participantes foram convidados a refletirem sobre a riqueza que é a sabedoria do povo e da natureza que a agroecologia traz, junto consigo as reivindicações básicas por teto, terra e trabalho. Também houve um feliz resgate das demais Romarias anteriores, fazendo lembranças a 33 educadores e educadoras que contribuíram para a construção dessa história das Romarias, dentre eles Valdir Duarte, lutador do Sudoeste do PR.

Foram construídas também 13 aulas públicas sobre temas importantes para a sociedade brasileira, como a educação do campo, com contribuição da Articulação Paranaense por uma Educação do Campo, que além do contexto no Paraná, denunciaram os fechamentos de escolas do campo e a importância da organização para continuar na resistência e na luta.

Após as aulas públicas, ocorreu o plantio de árvores simbolizando o enraizar das propostas tiradas na romaria. Ao fim, como maneira de seguir caminhando, esta Romaria arrecadou junto aos mais de 1500 participantes, dentre eles agricultores e agricultoras, estudantes, professoras e comunidades, vindos de todas regiões do Paraná e de outros estados, aproximadamente 6,6 toneladas de alimentos que foram organizados em cestas solidárias e com o compromisso de serem entregues a famílias das periferias de Maringá e Paiçandu.

Esta foi a primeira Romaria que ocorreu uma ação de solidariedade, demonstrando os valores coletivos da classe trabalhadora. 

Este dia também foi de festa de comemoração aos 20 anos da Escola Milton Santos de Agroecologia.

Viva a Romaria da Terra do Paraná!

Viva a Escola Milton Santos de Agroecologia!

Viva a Agroecologia e a Educação Popular!

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *