O encontro, que planeja receber cerca de 120 expositores nos dias 16 e 17 de setembro, é organizado por entidades do campo e da cidade do Paraná

“De geração em geração, Sementes Crioulas Sim! Transgênicos Não!”. Esse é o lema que anuncia o maior festejo em defesa da agrobiodiversidade da região centro-sul do Paraná, a 18ª Feira Regional de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade. O encontro, que acontecerá nos próximos dias 16 e 17 de setembro a partir das 9h, será realizado no centro de tradições Willy Laars, em Irati.

A feira, tradicional na região, é fruto da articulação e organização de diversas entidades do campo e da cidade, entre elas o Coletivo Triunfo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irati (STRI), Rede Sementes da Agroecologia (ReSA) e AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia. 

Para esta 18ª edição, a expectativa é reunir cerca de 120 famílias guardiãs de sementes crioulas, mudas, artesanatos, alimentos in natura e minimamente processados, de todas as regiões do Paraná, que vão partilhar e comercializar seus produtos. Além disso, nos dois dias de evento, devem circular  mais 3 mil pessoas, entre moradores da cidade, agricultores e agricultoras familiares, estudantes, pesquisadores e famílias guardiãs da agrobiodiversidade.

“Para nós, a Feira Regional traz muitas características próprias da região centro-sul do Paraná. E visa reforçar a integração do trabalho com conservação da agrobiodiversidade realizado pelas famílias agricultoras guardiãs das sementes crioulas. Além disso, é um espaço importante para acessibilizar ao público urbano que tem buscado alimentos saudáveis e sementes crioulas para fazer uma horta em suas casas”, explica André Jantara, assessor técnico da AS-PTA e do Coletivo Triunfo.

Programação

Pela programação é possível perceber o tamanho e a diversidade da 18ª Feira Regional. Durante a sexta-feira (16), a partir das 9 horas, será realizada a recepção das caravanas dos participantes e expositores; depois é a vez de saborear o grandioso café da partilha e participar de diversas oficinas e stands técnicos voltados a preservação das sementes crioulas, da agrobiodiversidade e o fortalecimento da agroecologia. Além disso, à tarde está programada a realização de um Seminário da Alimentação Saudável e apresentações culturais de grupos locais e regionais.

No sábado (17) o evento começa cedo, às 8h30 com o café da partilha, mística e abertura oficial da feira das sementes crioulas com a benção inter-religiosa. Após o almoço, será o momento de partilhar a diversidade através das sementes e mudas preservadas e multiplicadas pelas famílias guardiãs. A feira está programada para se encerrar às 17 horas.

A participação na feira é gratuita, tanto para quem quer expor seus produtos quanto para quem deseja visitar. Ainda é possível inscrever oficinas e, também, bancas para comercialização dos produtos, seguindo alguns critérios importantes, como: diversidade de sementes, realização de testes de transgenia em todas as variedades de milho antes da entrada na feira e a não revenda de produtos, garantindo que tudo virá da agricultura familiar camponesa, indígena, de povos e comunidades tradicionais. Caso tenha interesse, clique aqui para realizar a sua inscrição ou entre em contato com as entidades organizadores da feira.

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *