Home » Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural – ASSESOAR

Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural – ASSESOAR

Na foto acima, os associados/as fundadores/as da ASSESOAR que assinaram a ata da assembleia de aprovação dos Estatutos da ASSESOAR, no dia 08 de fevereiro de 1966 e que constam na lista de Sócios Fundadores, em livro próprio do dia 10 de fevereiro de 1966: Vitório Estácio Matejec, Celso Schmitz, Orides Marcante, Valisio Schlichmann, Salvador Rodrigue da Silva, Nadir Pedro Anzilheiro, Daniel Meurer, José Antonio Gobbi, João Fanbömel, Gabriel Bonin, Elizêo Schlichmann, Adolfo Zilli, Bonifácio Weber, Clevis Picinini, Oralino da Silva, Osni Prim, Aquiles Costenaro, Nelso Zanatta, Andrelina de Vargas, Maria Schlichmann, Graciosa Rossarola, Celvina Engles, Olivar Angonese, Ignês Schmitz, Lidia Stefanoski, Carmelita Nuernberg, Abilio Pazeto, Zélia Mósele, Leonilda Marchióri, Bernadete Veber, Loidir Bortolotto, Célio Bonetti, Ema Zetelina, Demétrio Fiorelli, Elio Dall’Agnol, Marli Teresinha Dresch, Terezinha Maria Braghini.

A Associação de Estudos, Orientação e Assistência Rural, (ASSESOAR) foi criada, em 1966, por estes jovens agricultores, com o apoio de Padres Belgas, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus (Pe. JOSÉ CAEKELBERGH está no foto acima), e Profissionais Liberais de Francisco Beltrão, Paraná, ligados à Juventude Agrária Católica (JAC). É uma Associação constituída e dirigida por Agricultoras e Agricultores Familiares.

É uma entidade jurídica de direito privado, de caráter educacional e filantrópico, sem fins lucrativos, com sede e foro na Cidade de Francisco Beltrão, Estado do Paraná, Brasil.

A ASSESOAR tem hoje, 180 associadas e associados ativos espalhados em 26 Municípios da região Sudoeste do Paraná; uma equipe de 19 trabalhadoras e trabalhadores, com qualificação em administração, agronomia, antropologia, comunicação, contabilidade, educação, filosofia, geografia, pedagogia, sociologia, teologia; um Centro de Educação Popular (em reforma) com espaços para reuniões, seminários, assembleias, cursos, eventos diversos, de pequena, média ou longa duração, com estrutura de hospedagem para 70 pessoas (60 adultos e 10 crianças), alimentação, salas, auditório para 200 pessoas, salas de estudo, salas de aula, centro de documentação, biblioteca, videoteca, laboratório de informática com software livre, ciranda infantil; a Revista “Cambota” que esta na sua 268° edição.

A ASSESOAR se relaciona com muitos atores sociais, formando um coletivo de sujeitos que interagem no fortalecimento da Agricultura Familiar Camponesa, e no Desenvolvimento Multidimensional, com ênfase na Ecologia, Agroecologia e Tecnologias Ecológicas, na Educação Popular e Pública para o fortalecimento da Educação do Campo, e como temática transversal: Gênero e Geração.

Conselho Diretor: Paulo de Souza (Presidente), Gelsi A. Dutra (Tesoureiro), Paulo R. Czekalski (Secretario), Rosemeri M. Dapont, Jonai Girardi Antunes, Janete Rottava, Airton Luiz Freire, Sidinei Maritins, Zelide Possamai, Cristiane Katzer, Geraldo Masieiro, Adir Lino da Silva, Julio Nuernberg, Claudioney D. Wastchuck e Nelsindo Hoffmann.

 

Conselho Fiscal: Ari Silvestro, João Valdemar Fortuna, Sidney Kohwald, Santa T. S. Sukenski e Marilene M. Sotoriva.

Equipe: Amaro Korb Rabelo, Andreia Fiorese Vansetto Soares, Claidy Antônia Guancino, Derly Guancino, Elisângela Bellandi Loss, Felipe Grisa, Janaina Faligurski, Janete Rosane Fabro, Juliana Santos da Rosa, Nair Pinto, Neziane Folle, Ricardo Callegari, Roseli Sampaio, Rogéria Perreira Alba, Salute Bordum, Suzana Gotardo de Meira, Valéria Korb e Vilma Favero Marchiori.

A ASSESOAR articula-se a um conjunto de organizações locais, municipais, regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Fazem parte desse leque de organizações: o Conselho de Educação de Adultos da América Latina e do Caribe – CEAAL; Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – ABONG; Articulação Nacional de Agroecologia – ANA; Fórum Social Mundial – FSM; Processo de Articulação e Diálogo – PAD; Articulação Regional, Paranaense e Nacional por uma Educação do Campo; Movimento dos Sem Terra – MST; Movimento do Atingidos por Barragens – MAB; Movimento das Mulheres Camponesas – MMC; Rede Ecovida de Agroecologia; União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária – UNICAFES; Sistema de Cooperativas de Crédito Solidário – CRESOL; Sistema de Cooperativas de Leite – SISCLAF; Sistema de Cooperativas de Produção e Comercialização da Agricultura Familiar – SISCOOPAFI; Cooperativa de Prestação de Serviços – COOPERIGUAÇÚ, Cooperativa Regional de Serviços – COOPER FRONTEIRA; Associação Regional das Casas Familiares Rurais – ARCAFAR; Centro de Saberes e Cuidados Sócio Ambientais da Bacia do Prata, Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais – DESER; Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul – FETRAF/SUL; Coordenação Regional de Associações – CRAPA; Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – CAPA Verê; Fóruns Regionais, Sub Regionais e Municipais, das Entidades da Agricultura Familiar; Fórum Intergovernamental de Entidades do Território do Sudoeste do Paraná.

Instituições de Estado com as quais a Assesoar se relaciona: Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério do Meio Ambiente; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Educação; Universidade Federal do Paraná – UFPR; Universidade Tecnologica Federal do Paraná – UTFPR (Campus Pato Branco e Dois Vizinhos); Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS (Campus Realeza, Laranjeiras e Chapecó); Instituto Federal do Paraná – IFPR; Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE; Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER; Prefeituras, Secretarias, Departamentos e Conselhos Municipais de boa parte dos municípios do Sudoeste do Paraná. A ASSESOAR também se relaciona com os Mandatos do Deputado Federal Assis do Couto e da Deputada Estadual Luciana Rafagnin.

Municípios com presença/ações da ASSESOAR: Capanema; Planalto; Bela Vista da Caroba; Pérola D’Oeste; Pranchita; Santo Antonio do Sudoeste; Bom Jesus do Sul; Barracão; Flor da Serra do Sul; Salgado Filho; Manfrinópolis; Ampére; Santa Izabel D’Oeste; Realeza; Francisco Beltrão; Marmeleiro; Renascença; Dois Vizinhos; Verê; Itaperaja D’Oeste; Chopinzinho; Coronel Vivida; Bom Sucesso do Sul; Enéas Marques; Nova Esperança do Sudoeste; Cruzeiro do Iguaçú; Salto do Lontra; Nova Prata do Iguaçú, Pinhal de São Bento e Candói.

Apoio Financeiro: A ASSESOAR conta com o apoio financeiro do Pão para o Mundo-PPM/Alemanha; do Comitê Católico contra a Fome e pelo Desenvolvimento-CCFD/França.

Para mais informações:

Documento da AGO 2014

Documento da AGO 2013

Documento da AGO 2012

Relatório de atividades de 2011

Plano Quadrienal 2011 a 2014

 

 



18 Comentários »

  • Luciane Appio Frigerio disse:

    Bom dia;

    Gostaria de saber como faço para que possamos receber o caledário lunar em nossa cooperativa, ganhei uma amostra de presente de um amigo e achei muito interessante assim como alguns agricultores que o viram.
    Se puderem me informar os passos necessários para recebermos os caledários os agradeço.

    At;

  • vivia disse:

    OLÁ BOA TARDE…MINHA AVÓ TEM UM LIVRO PLANTAS MEDICINAIS
    DO IRMÃO CIRILO COM 9.420 RECEITAS BOTANICAS
    E GOSTARIA DE ADQUIRIR MAIS 02 LIVROS DESSES….SERIA POSSIVEL???
    AGUARDO RETORNO…
    GRATA

  • rogerio disse:

    que comprar mucuna ana. vc tem:;

  • Claudete Zardo disse:

    Gostaria de contato com Pe. Élio Dall’Agnol.
    Obrigada.

  • Renato Machado Nunes disse:

    Ola!
    Fiquei sabendo que vocês têm o milho cateto.
    Gostaria que vocês me enviassem sementes para fazer o meu plantio.
    Pode ser apenas 50 sementes, que eu consigo multiplicá-las.
    Se vocês vendem esse milho, gostaria de saber qual a quantidade mínima que vocês vendem.
    Eu consegui 12 sementes do milho branco no começo do ano passado. Hoje já possuo várias espigas. Também tenho algumas poucas espigas de milho vermelho Caso vocês se interessem, posso enviar uma espiga de cada milho para vocês.
    Aguardo respostas.

  • dambros57 disse:

    Renato
    De onde vc é?
    no dia 18 de julho proximo teremos a festa regional das sementes ( http://assesoar.org.br/?p=2350 ) que deve reunir mais de 1000 agricultores. seria uma oportunidade interessante de fazer/promover essas trocas que vc está se propondo.
    Diante da impossibilidade de participar da festa vc precisa encontrar um agricultor no banco da agrobiodiversidade (http://assesoar.org.br/?page_id=323 ) que tenha a semente e fazer contato diretamente com ele. essa é a ideia doesse banco que está sendo organizado e precisa ser aprimorado. veja lá.
    valeu
    abraço
    qualquer coisa, grite
    ASSESOAR

  • Martha Marisa Silva Arruda disse:

    Olá,Assesoar

    Graças á DEUS que vocês existem!
    Tenho o livro do Irmão Cirilo V.Körbes,
    com 6.460 receitas, gostaria de saber se
    tem outros livros dele e como posso p/ adquiri-lo?
    Agradeço pela atenção,
    Martha

  • Renato Casagrande disse:

    Olá, eu vi uma reportagem sobre silo secador de grãos, gostaria de receber mais informações se possivel.

    obrigado

  • dambros57 disse:

    Renato
    deveremos publicar um “passo a passo” de como fazer o silo aqui.
    fique atento no início do ano

  • Lindomar Costa disse:

    Boa tarde, admirados da ASSESSOAR.

    É até com certo saudosismo que entro em contato com vocês. Quando eu era aluno de Agronomia, nos anos 90, eu comprava muitas publicações de vocês, que era vendido em nosso Centro Acadêmico da Agronomia/UFG.
    Pois bem, nunca deixei de lado a agricultura familiar, ainda que eu trabalhe em armazéns gerais. Assim, gostaria de saber como obter algumas variedades de milho, crioulas, para reintroduzirmos em alguns assentamentos rurais de nossa região. Diga-se de passagem que estamos próximos a Rio Verde, tomada por transgênicos de toda natureza.

    Forte abraço a todos e vida longa à ASSESSOAR.

    Lindomar Costa
    Paraúna, GO

  • Welem luis Pereia disse:

    Ola como que consigo a referencia bibliografica neste site? ex: ano, autor entre outros?

  • venefredo antonio dos santos disse:

    Olá quero informaçoes de onde comprar o milho cateto roxo
    Att: Venefredo Antonio dos Santos

  • Amaro disse:

    Entre em contato com janete@assesoar.org.br

  • vilson muller disse:

    Gostaria de saber onde comprar feijão chumbinho preto para plantio>
    Att. Vilson Muller

  • Cristiane Tabarro disse:

    Bom dia, tudo bem? Sou Tecnica de ATER na Região Centro-Sul do Paraná. Aqui temos uma demanda em relação a galinha de postura. O Sr. Bernardo Vergopolem de Bituruna me disse que vocês fazem um trabalho muito interessantes com agricultores em relação à galinha de postura. Vocês podem me passar contato de alguém que eu pudesse. conversar.
    Att,
    Cristiane

  • Maria Izebel Arquelina de Souza disse:

    Prezados,que prazer em encontrar a página de vocês na internet.Fui uma das primeiras alunas mulheres, filha de agricultor a participar das aulas ministradas com maestria e eficiência incrível aos agricultores e filhos dos mesmos.Numa época que as crianças eram tiradas da Escola p/ trabalhar noa roça. Nossos pais não tinham a dimensão das perdas que sofreríamos pela vida à fora. Mas, nunca fui acomodada, nunca aceitei passivamente a ideia de que mulheres não deveriam estudar e, briguei bravamente para adquirir muitos conhecimentos fossem eles desde os bons hábitos pessoais que aprendi com vocês, o aproveitamento em nossa alimentação dos produtos que produzíamos, a proteção das terras, aprendendo fazer curvas de nível contra a erosão. A questão do sindicalismo, a política, nossa; são imensuráveis os meus aprendizados e minha gratidão pelo que a Assesoar plantou em mim. Hoje sou Assistente Social, resido no Estado de São Paulo desde 1976, mudei para SP para terminar meus estudos e me formei Assistente Social em 1986. Devo esta determinação de ir em busca dos ideais de transformação em minha vida aos cursos que fiz c/ vocês, e tenho brigado muito pelos direito das pessoas, até onde consigo, não admito desrespeito aos direitos humanos, isto, e muito mais devo à Filosofia e ao trabalho dos fundadores desta Maravilhosa Escola. Eu era adolescente quando frequentei a Assesoar na época da ditadura “e do corajoso Pe. José Caekelbergh, grande batalhador.
    Meu abraço a todos que deram continuidade a esta bela Escola,
    Obrigada aos que já nos deixaram e aos que continuam na lida.
    Mizebel -SP.

  • Amaro disse:

    Entre em contato com andre@assesoar.org.br

  • Everton Ulkoski disse:

    Boa tarde. Gostaria de saber mais informações a respeito do silo secador desenvolvido por vocês. Tenho a cartilha impressa, porém preciso compartilhá-la em formato digital para um produtor que tem o interesse em saber maiores informações a respeito.

Deixe um comentário!

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este blog usa Gravatares. Para obter o seu próprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.