mistica-1

O Fórum Regional das Organizações e Movimentos Sociais do Campo e da Cidade do Sudoeste do Paraná, juntamente com a Prefeitura Municipal e organizações de Boa Esperança do Iguaçu/PR, realizaram na ultima quinta feira 11 de julho a XVI Festa Regional das Sementes, no Centro Comunitário do município.

Participaram da Festa aproximadamente 900 pessoas, entre agricultores/as, cooprodutores e representantes de organizações e movimentos sociais vindos de 47 municípios de diversas regiões do Estado do Paraná, dos Estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e também do nosso país vizinho Paraguai.

Junto com a grande participação popular, abrilhantou a Festa uma grande participação dos educandos/as das Escolas municipais e estaduais de Boa Esperança do Iguaçu, do curso técnico em agroecologia( parceria da Casa Familiar Rural e IFPR de Capanema), das universidades públicas (UTFPR, UFFS, Unioeste).

As crianças do Projeto Social de Convivência e Fortalecimento de vínculos da Secretaria de Ação Social, contribuíram com realização da mística de abertura, expuseram trabalho artístico produzido pelas crianças e visitaram o espaço da partilha das sementes, onde puderam ter contato com a biodiversidade preservadas pelas famílias agriculturas participantes.

Também estiveram presentes, caravanas de agricultores ecológicos da Rede de Sementes da Agroecologia – RESA, e a caravana de agricultores e agricultoras do Paraguai, através da Plataforma Mercosur Social y Solidario – PMSS, parceiros da Assesoar.

Momentos da XVI Festa Regional:

No período da manhã as caravanas foram acolhidas pelo Coordenador do Fórum Regional, Paulo Roberto Czekalski, pelo Prefeito do Município de Boa Esperança do Iguaçu, Evandro Cecatto e pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ademar Cândido de Silva. Após a acolhida aconteceu a mística de abertura realizada pelas crianças do projeto social. Logo em seguida aconteceu um painel ministrado por Naiara Andreoli Bittencourt da ONG Terra de Direito de Curitiba, a qual tratou a temática da Festa, e principalmente os projetos de Leis que tramitam no congresso que ameaçam a biodiversidade e a autonomia dos agricultores/as e povos tradicionais, além da Soberania do país.

A segunda fala, fomos presenteados com a exposição do educador Fernando Bastos Costa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN, que trouxe as experiências do Nordeste do Brasil, na luta e resistência para manter viva a biodiversidade, contrapondo o avanço das fronteiras agrícolas do agronegócio.

A manhã foi fechada com um ato político, onde todas as organizações e autoridades presentes, foram convidadas para a leitura e assinatura da Carta Política da Festa Regional das Sementes, após a mesma ser aprovada pelos presentes. Posteriormente, seguiu-se com a benção dos alimentos, todos/as foram convidados para o almoço.

No período da tarde as atividades iniciaram com a Romaria das sementes, a qual teve 3 estações que representavam os elementos: água, terra e sementes. Em cada estação foi realizada uma rápida reflexão, e posterior as bençãos de cada um destes elementos, realizadas pelo Bispo Dom Edgar Xavier Ertl e o Pároco Pe. Claiton Junior Boschi, Pastor Antônio Carlos Prudencio.

Na última estação, além da benção das sementes, ocorreu a partilha das mesmas. Os agricultores e agricultoras guardiãs das sementes, bem como convidados das organizações e instituições, trouxeram uma grande diversidade de sementes, reafirmando que a biodiversidade existe, porém precisa-se resgatar e multiplicar os mesmos, para ampliar da produção de alimentos saudáveis, na perceptiva da construção do projeto popular.

Ocorreu também durante a festa, a exposição de trabalhos de pesquisas, materiais técnicos e publicações das instituições que compõem a Unidade Mista de pesquisa e transferência de tecnologia- UMIPTT, com a participação de professores, pesquisadores e acadêmicos das Universidades, que esta desenvolvendo pesquisas participativas e construindo conhecimento junto a agricultura familiar e agroecológica.

Confira a carta da Festa no link abaixo.

Carta-XVI-Festa das Sementes

IMG_7464 IMG_7484 IMG_7569 IMG_7633 IMG_7690 IMG_7719 IMG_7894 IMG_7914  IMG_8010 IMG_8036 IMG_8143 IMG_8200 IMG_8207

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *