Com milhares de romeiros e romeiras de todas as regiões do Paraná e de outros estados do Brasil, a 31ª Romaria da Terra teve como lema “Com direito, justiça e paz, supera-se a violência no campo” e lembrou a situação dramática e invisível dos povos do campo no paraná, como o caso mais emblemático atualmente o despejo das famílias de Pinhão – PR. Segundo os dados da Comissão Pastoral da Terra do Paraná, somente 5% do território do estado é, sob fortes conflitos, destinado à reforma agrária pelos camponeses e agricultores familiares.

A desigualdade e a concentração são características do capitalismo, que fragmenta a população e naturaliza uma situação de que as coisas possuem valor, enquanto o ser humano possui preço.

Arcebispo Jeremias lembra os romeiros que o Brasil retornou ao mapa da fome mundial
Arcebispo Jeremias lembra os romeiros que o Brasil retornou ao mapa da fome mundial

“Nada é dado de graça aos pobres desssa terra, a não ser a violência. Tudo é fruto de muita luta, sangue e suor. Aos nossos mortos, nenhum minuto de silêncio mas toda uma vida de luta”. Disse uma sem terra do acampamento irmã dorothy, ao relatar as inúmeras ameaças de despejo dos latifundiários da região.

 

Caminhada da Romaria fez lembrança as famílias despejadas de Pinhão
Caminhada da Romaria fez lembrança as famílias despejadas de Pinhão e as famílias do Acampamento Irma Dorothy

Conheça o caso do Acampamento Irma Dorothy

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *