Home » Destaque, Notícias

III Encontro Regional de Grêmios em Pato Branco

andre 20 agosto 2018 0 Comentários

Por Laura Pinheiro Huppes*

No dia 11 de agosto, Dia do Estudante, a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas organizou o 3º Encontro Regional de Grêmios do Sudoeste do Paraná (ERGE), que ocorreu na UTFPR de Pato Branco. O movimento estudantil está se expandindo na região. No ano de 2017 houve a implantação da União Beltronense dos Estudantes Secundaristas (UBES), organização formada por estudantes, responsável pelo acompanhamento das atividades dos grêmios em suas respectivas escolas, assim como manter a integração e solidariedade entre os estudantes secundaristas de todo o município.

No encontro, organizado em parceria da UBES com a UPES e a APP-Sindicato, reuniu mais de 200 pessoas, entre estudantes secundaristas, universitários, professores, e representantes de entidades da região. No período da manhã Ocorreram debates sobre diversos assuntos como: a participação dos estudantes nos movimentos sociais, a importância da Educação do Campo e das escolas do campo, os Institutos Federais e as conquistas do movimento, como o arquivamento da Escola Sem Partido em Francisco Beltrão e os frutos organizativos das ocupações.

Após essa mesa, foi aberto à questionamentos e colocações das participantes. Pela parte da tarde ocorreram diálogos sobre o protagonismo juvenil, a BNCC, Lei do Grêmio Livre e outros direitos dos estudantes em relação a direção escolar. Por fim, ocorreram debates direcionados: movimento feminista, movimento LGBT e financiamento, elaborando pautas que foram votadas e aprovadas com unanimidade para serem adotadas na gestão da União Paranense de Estudantes Secundaristas (UPES)

Encontro de Estudantes Secundaristas teve tomo tema central a democracia nos ambientes de ensino

Encontro de Estudantes Secundaristas teve como tema central a democracia nos ambientes de ensino e o papel do Estudante na atual conjuntura

* Laura Pinheiro Huppes é Diretora de Comunicação da UBES



Deixe um comentário!

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este blog usa Gravatares. Para obter o seu próprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.