_DSC0006

Aconteceu na tarde de ontem(14), na Assesoar, em Francisco Beltrão, um debate referente a extração de gás de xisto do subsolo. Esta atividade foi coordenado pelo Fórum Regional de Entidades e Organizações do Campo e da Cidade. O Fórum convidou o Juliano Araujo que é pesquisador e coordenador da ONG Não Fracking Brasil, que já esta a três anos defendendo a não extração do gás de xisto por Fracking.

Existe uma preocupação muito grande com o assunto, isso surgiu após começarem a passar na região uma equipe fazendo a pesquisa sísmica, que é feita por empresas estrangeiras em quase todos os municípios da Região Sudoeste.

Juliano apresentou para os presentes como é o processo de extração do gás de xisto por meio do Fracking que cada poço perfurado, utiliza-se entre 15 a 75 milhões de litros de água e mais de 600 produtos químicos e radioativos. Essas substâncias químicas e radioativas, entram em contato com o solo, aquíferos e evaporam no ar, provocando sérios danos ambientais e sociais.

Como encaminhamento da atividade foi de entrar em contato com a esfera pública de cada município para que se crie um lei municipal que impede a extração do gás de xisto. Para dar prosseguimento os encaminhamentos se tirou uma coordenação na região Sudoeste.

Para maiores informações acesse os links abaixo.

http://naofrackingbrasil.com.br

http://naofrackingbrasil.com.br/2016/03/22/modelo-de-projeto-de-lei-da-coesus-coalizao-nao-fracking-brasil-pela-sustentabilidade/

_DSC0001  _DSC0003 _DSC0004 _DSC0005   _DSC0009

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *