Mais de 2.500 pessoas participaram da 13ª Jornada de Agroecologia, que aconteceu dos dias 04, 05, 06 e 07 de junho de 2014, na Escola Milton Santos (EMS), em Maringá, região noroeste do Paraná.

A jornada reuniu camponeses e camponesas, estudantes, professores e pesquisadores de movimentos sociais que compõe a Via Campesina, organizações e entidades de todas as regiões do estado, além do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, e também representantes do México, França, Colômbia, Argentina, Paraguai, Bolívia e Peru.

Nesta edição, a jornada teve como lema “Terra livre de transgênicos e sem agrotóxicos”, com o objetivo de construir de forma coletiva um Projeto Popular e Soberano para a agricultura, contra as empresas transnacionais do agronegócio.

No dia 04 de junho, na parte da manha aconteceu a mística de abertura que deu a tonalidade das discussões que nortearam o encontro dos quatro dias. A tarde, houve uma grande conferência “O Projeto do capital para a Agricultura – o Agronegócio: análise e denúncia”, com Gilmar Mauro e Darci Frigo. No final da tarde, os participantes puderam assistir ao novo filme do diretor Silvio Tendler, O Veneno está na mesa II. A noite aconteceu a 3ª edição da Assembleia da Juventude Sem Terra, que discutiu a importância desse grupo nas lutas e movimentos sociais.

As atividades do segundo dia da 13°Jornada de Agroecologia iniciaram, com a mística mostrando a importância da alimentação saudável para a população. Na mesa de debate estavam presentes Ademar Bogo e Edgar Kolling, ambos da coordenação do MST, que expuseram as bases do projeto popular e a atitude do capital em relação à produção de alimentos sem agrotóxicos. O momento marcante do dia foi, a Marcha da Agroecologia e Alimentos Saudáveis, realizada, pelos participantes da Jornada, no centro da cidade de Maringá, no Paraná. A marcha teve por objetivo apresentar a Jornada para à população e ampliar o diálogo com a sociedade sobre a importância da produção agroecológica, que prioriza a preservação ambiental e o respeito à natureza para produzir alimentos saudáveis, de qualidade e livres de venenos.

Na sexta feira (06/06), aconteceu mais de 40 oficinas de troca de experiências em agroecologia e seis seminários temáticos.

gggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggggg

O último dia (07/06), iniciou com a Mística de encerramento e finalizou-se com a Partilha das Sementes e Ato Político da 13ª Jornada de Agroecologia.

A programação ainda contou com uma feira de produtos da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar e Camponesa e também a exposição fotográfica no “Túnel do Tempo: 30 anos de Luta”, que mostra através da arte a resistência dos trabalhadores do campo.

Realizada anualmente pela Via Campesina, a jornada serve para consolidar uma espécie de escola popular e camponesa sobre a luta pela Agroecologia.

Mais informações: http://jornadaagroecologia.com.br/

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *