O Levante Popular da Juventude lançou a campanha intitulada “Apague o ditador da sua escola”. A data foi escolhida em memória aos 46 anos do assassinato do estudante secundarista Edson Luis e as vésperas dos 50 anos do Golpe Militar no Brasil.

Esta campanha tem o objetivo de promover a substituição dos nomes de escolas públicas que homenageiam ditadores da história recente do país. De acordo com o levantamento realizado existem em todo país aproximadamente 1000 escolas municipais, estaduais ou federais identificadas pelo nome dos 5 ditadores que ocuparam o posto de presidente do período que vai de 1964 à 1985.

A Campanha será organizada em 20 estados a partir de duas frentes de ação. A primeira através da atuação junto a estas escolas, pautando o debate sobre o significado da Ditadura Civil-Militar para o Brasil, e estimulando a comunidade escolar a substituir o nome da escola, preferencialmente por nomes identificados com a resistência ao regime e as lutas democráticas.

A segunda frente consistirá em ações de pressão sobre o poder público no sentido de proibir tais homenagens que legitimam no imaginário da sociedade o regime militar.

Ajude-nos a construir a campanha “Apague o ditador da sua escola”, para mudar os nomes de escolas que homenageiam ditadores. Assine a petição aqui.

Confira a aqui a Cartilha da Campanha e utilize para o trabalho nas escolas.

Escolas com nomes de ditadores: Segundo matéria publicada em 2013 no jornal Estadão, no Brasil, quase mil escolas ainda possuem nome de ditadores (http://oglobo.globo.com/ educacao/pais-tem-quase-mil- escolas-com-nomes-de- presidentes-da-ditadura- 9782672).

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *