Home » Destaque, Uncategorized

Assentados do Ireno Alves fazem visita à Assesoar

admin 9 março 2012 0 Comentários

No dia 09 de março, 39 integrantes do Assentamento do MST Ireno Alves fizeram uma visita à Assesoar, com o intuito de discutir alguns processos ligados à agroecologia.

Na parte da manhã, os integrantes visitaram a feira agroecológica de Francisco Beltrão, localizada na Av. General Osório, em frente à sede da Assesoar. O objetivo foi ver como ela funciona, já que o assentamento planeja também utilizar uma feira como estratégia de comercialização da produção. Em seguida, foi feita uma conversa com a engenheira agrônoma da Assesoar Janete Rosane Fabro, sobre o funcionamento da mesma e também sobre os trabalhos realizados aqui (produção e formação).

Janete explica que os agricultores que participam da feirinha procuram utilizar o máximo possível de matéria-prima agroecológica em seus produtos, desde a farinha dos pães até o açúcar utilizado nas geléias e doces. As verduras são todas cultivadas na perspectiva agroecológica, e por causa desses cuidados, a feira é a melhor estratégia de comercialização. “Antes de adotarmos a feira, foi feito todo um trabalho de discussão sobre o que é a produção orgânica, a política do preço justo, a compreensão dos consumidores”, afirma ela.

Na parte da tarde, os 39 integrantes do movimento visitaram as UPVFs de Gilson Gurgel (Kiko) e Tobias Korb, que são agroecológicos cadastrados no MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária). Nesta visita, eles aproveitaram para trocar experiências e para ver como funciona a produção de leite orgânico, já que também querem implementar esta técnica no assentamento.



Deixe um comentário!

Coloque o seu comentário abaixo, ou link de volta a partir do seu site. Pode também subscrever estes comentários via RSS.

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este blog usa Gravatares. Para obter o seu próprio avatar-globalmente-reconhecido, por favor registe-se em Gravatar.