crédito: foto extraída do blog outraspalavras.net.

O educador Valdir Duarte, da equipe da Assesoar, marcou presença no Fórum Social Temático (que faz parte do Fórum Social Mundial) nos dias 27 e 28 de janeiro. Durante sua estadia em Porto Alegre – onde ocorreu boa parte da programação do Fórum – ele acompanhou debates sobre Direitos Humanos, Justiça e Memória, sobre a proposta de Paulo Freire e também sobre o documento Carta da Terra.

Além disso, Duarte integrou as discussões do Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL) no Fórum, organização a qual a Assesoar é afiliada. Dentre outros assuntos, o coletivo do CEAAL pôs em discussão o posicionamento dos participantes sobre o Rio + 20, alertando sobre a possibilidade de a bandeira da ecologia acabar se transformando em um capitalismo verde, ou seja, que algumas empresas se utilizem de um “selo ambiental”(nem sempre correspondente com a realidade) para lucrar ainda mais.

A CEAAL também avaliou os movimentos sociais populares na relação com os governos de esquerda na América Latina. Para o grupo, algumas ações desses governos são contraditórias com a concepção de democracia defendida por eles (ex. Desocupação do Pinheirinho, construção da usina de Belo Monte).

 

Importância da Participação

Para o educador Valdir Duarte, a participação da Assesoar em eventos como o Fórum Social Mundial é muito importante, porque elas proporcionam uma visão mais clara sobre o que está acontecendo no mundo, e quais as discussões estão sendo feitas dentro dos movimentos sociais em outros lugares do planeta. Além disso, a instituição ganha muito ampliando os contatos com outras organizações. “No Fórum é possível localizar pessoas e entidades com as quais a Assesoar pode se articular, se relacionar, trocar experiências, firmar parcerias, melhorar o trabalho”, acrescenta.

 

Sobre o Fórum Social Mundial

O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento altermundialista organizado por movimentos sociais de todos os continentes, com objetivo de elaborar alternativas para uma transformação social global. Seu slogan é Um outro mundo é possível. O FSM teve sua primeira edição em 2001, e o evento cresce a cada ano. Sempre traz a participação de nomes influentes na política social e líderes de movimentos sociais de todo o mundo.

Em 2012, o tema do Fórum foi a Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental. Ele ocorreu no estado do Rio Grande do Sul, nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Participaram pessoas e entidades de vários cantos do mundo, compartilhando impressões, experiências e conhecimentos.

 

Posts Recomendados

Ainda sem comentário, adicione o seu abaixo!


Adicionar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *