Artigos arquivados em Rio+20 e Cúpula dos Povos

Novidade, Rio+20 e Cúpula dos Povos »

[22 jun 2012 | 0 Comentários | ]

O editorial do jornal Brasil de Fato, número 486, de 21 a 27 de junho de 2012, é uma interessante síntese do que aconteceu entre os dias 13 e 22, na Rio +20 e afirma que “Todos devemos ter a certeza de que as mudanças somente virão se houverem mobilizações de massa”.

Nossas Ações, Novidade, Rio+20 e Cúpula dos Povos »

[21 jun 2012 | 0 Comentários | ]

Mais de 80 mil homens e mulheres formaram um mar de pessoas que, organizadas, cobriram a avenida Rio Branco no Centro do Rio de Janeiro, desde a Candelária até a Cinelândia. A mobilização global convocada pelo Grupo de Articulação da Cúpula dos Povos e engrossada por diversos movimentos e pela população do Rio de Janeiro foi o marco do levantar das vozes dos povos de todo o mundo contra o teatro barato encenado na conferência oficial, a Rio+20, por chefes de Estado e grandes corporações, incapazes de promover justiça social e ambiental.

Novidade, Rio+20 e Cúpula dos Povos »

[18 jun 2012 | 0 Comentários | ]

Em 2001, o dicionário Houaiss não dava nenhuma notícia do que poderia ser “economia verde” – ao contrário da economia de escala, de guerra, de mercado, de palitos, dirigida, doméstica, e muitas outras. Ainda agora, passados dez anos, o conceito não pode ser compreendido com a clareza dos dicionários. No entanto, já faz parte de documentos da ONU, acompanhados ou não da definição necessária aos conceitos que determinarão nosso jeito de viver. O documento “zero” da Rio+20 é um bom exemplo: o adjetivo “verde” acompanha o substantivo “economia” quase 40 vezes em 20 páginas. No entanto, não achamos ali a definição para o novo conceito.

Destaque, Nossas Ações, Rio+20 e Cúpula dos Povos »

[12 jun 2012 | 0 Comentários | ]

O PAD – Processo de Articulação e Diálogo Internacional para os Direitos Humanos – rede formada por seis agências ecumênicas europeias e mais de 160 entidades parceiras no Brasil – divulgou nesta segunda-feira, dia 11 de junho a nota pública “Rio+20: ‘economia verde’ fere marco dos direitos humanos”.
No documento, a articulação afirma a Rio+20 e a Cúpula dos povos como momentos oportunos para repensar o atual modelo de desenvolvimento injusto e predatório. “Está colocada uma oportunidade de rever os paradigmas que orientam, equivocadamente, as relações de poder, produção e consumo entre países e povos do planeta, orquestrados pelos grandes conglomerados transnacionais”, afirma a nota.

Destaque, Novidade, Rio+20 e Cúpula dos Povos »

[31 jan 2012 | 0 Comentários | ]

O educador Valdir Duarte, da equipe da Assesoar, marcou presença no Fórum Social Temático (que faz parte do Fórum Social Mundial) nos dias 27 e 28 de janeiro. Durante sua estadia em Porto Alegre – onde ocorreu boa parte da programação do Fórum – ele acompanhou debates sobre Direitos Humanos, Justiça e Memória, sobre a …

Destaque, Nossas Ações, Rio+20 e Cúpula dos Povos, Você sabia... »

[27 jan 2012 | 0 Comentários | ]

As maiores industrias do mundo estão convergindo em torno da biomassa, antecipando o futuro, depois da petroquímica. Isso não significa que estão somente concentrando acumulando terras e recursos naturais, também estão investindo em novas plataformas tecnológicas para transformar vegetais (cultivos alimentares e fibrosos, algas, todo tipo de matéria vegetal) em produtos industriais. A partir da biomassa, estão criando novas constelações de convergência corporativa que atravessam diversos sectores industriais.